domingo, 23 de novembro de 2008

Cotas em Universidades públicas



Esse assunto está em pauta no momento! Muitos tem opiniões lindas sobre o assunto!
Só que precisamos parar com essa auto piedade e levantar a cabeça para horizontes maiores. Não adianta querer empurrar goela abaixo alunos que não estão preparados para a lei da competitividade. Alunos negros, brancos, pardos, índios, pobres ou ricos. O governo precisa de políticas públicas que olhem e zelem pelo Ensino Fundamental. Ele é a base para todo o resto. Se o aluno fizer um bom Ensino Fundamental ele tem condições de prestar seu vestibular sem precisar de uma lei a seu favor.O que o governo pretende é um remendo, mas remendo em pano podre é perda de tempo.Nossas crianças e adolescentes precisam de uma educação melhor, todos, independente da cor de sua pele ou status social!

5 comentários:

  1. Obrigada pelo Link!!Ótima palavra..vamos torcer para que a política brasileira tome conta do Ensino fundamental!!!

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  2. Oi, miga!!!
    Ese assunto é muito top por isso vim aqui deixar meu trelêlê...
    Olha, você sabe quantos anos demorariam para uma mudança estrutural no Ensino Fundamental? Digamos décadas... Veja quantas gerações perdidas sem possibilidade de acesso na universidade!
    As políticas públicas não existem "ad eternum" mas para suprirem necessidades imediatas que impeçam tanto desperdício de gente até que tais mudanças aconteçam! Por isso, querida, sou defensora sim das cotas!
    O seu discurso liberal de defesa do mérito, amooore, só vale para sociedades onde a desigualdade não é desse tamanho aqui, enteeende?
    Sabe quando que a pretinha da sua foto vai entrar na FAFIC? Nunca!!!
    De piedade, fofa, meu discurso não tem nada!
    Smack, tá?

    Deeva Breu

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  3. Deeva, sou professora do Ensino Fundamental, por isso meu apelo para que olhem por nós. Acho, de verdade que todas as pessoas são iguais. E acho que não é a cor da pele que diferencia as pessoas e sim as oportunidades que elas tem. E a oportunidade de um ensino de qualidade é pra todos, sem discriminação. Reformar sobre um alicerce podre, é ter a obra interditada. Que venham as cotas, mas que se invista com seriedade no Ensino Fundamental, para que um dia, quem sabe, não precisemos delas!!!
    Beijos

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  4. Linda, você está coberteééérrima de razão! Precisamos valorizar, e muuuuuito, o Ensino Fundamental! Mas as cotas são um instrumento importantíssimo na inserção dos chamados vulneráveis da estrutura social, entende?
    As pessoas são iguais, sim, mas no artigo da nossa Constituição, tá? No mundo real, umas são mais iguais que outras! Você, inteligente que é, já deve imaginar que na primeira série do Anglo os queridinhos são bem mais clarinhos que os pequititos do CIEP da Codin... A estratificação social brasileira pressupõe também uma desigualdade em termos raciais! Quer outro exemplo? Faça uma visitinha na Dalton Castro e observe a etnia predominante! Depois, faça outra nas salas de aula da UENF e compare pra ver se não há algo diferente? Será que os negros são mais violentos e os branquinhos mais estudiosos?
    Adoro um bafáfá mas isto é sério, viu?
    Outro Beijo!

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  5. Deva, amore! Te acho inteligente pra caraba!!!!
    Gosto de suas posições! Você vai longe!!!!
    Creio no potencial do ser humano e creio de coração na igualdade, pura e simplesmente! Acredito no amor ao próximo, não só no sentido "religioso", mas também no cotidiano!
    Se nossos dirigentes quiserem CIEP,Anglo, Dalton Castro, UENF e todas as instituições de ensino poderão servir a todos, de todas as línguas, povos e nações!!!!
    É isso que eu quero! Educação de qualidade a todos.Se essa realidade está longe de nós, eu não sei, mas sei que no que depender de mim é assim que será!
    Bitoca!

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"Quem não luta por seus direitos,

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