quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Educação no Brasil




Os dados abaixo (ENEM 2008) devem ser analisados e comparados relativamente aos dados internacionais. Essa comparação é, obviamente, difícil de ser feita. Mas, o IPEA fez um estudo interessante cujo o resultado geral segue abaixo:

"Já em relação ao índice de desempenho em leitura, o estudo mostra que cerca de 80% da população brasileira consegue ler um texto, mas não o compreende em sua totalidade. Na Argentina, esse indicador é inferior a 80%, assim como no México. Na Rússia esse índice é de aproximadamente 65%, como no Chile. Além disso, o estudo mostra que apenas 5% da população brasileira consegue ler e compreender completamente o conteúdo e as nuances de um texto.

Em relação ao desempenho em questões de matemática, a pesquisa aponta que quase 90% da população brasileira não consegue fazer contas simples sem o auxílio de uma calculadora. Na Rússia e nos Estados Unidos, esse indicador é inferior a 60%, e na Alemanha, de 40%."

Muito bem, se você conseguiu ler e compreender os dois parágrafos acima você está no Top 5% da população brasileira em termos de educação.

FONTE: Zero Hora.

Um comentário:


"Quem não luta por seus direitos,

vive a espera de favores..."

Sejam todos bem-vindos!

Seja muito bem-vindos todos os amigos, apaixonados ou desesperados por Educação. Espero de coração que aprendamos muito uns com os outros. Deus te abençoe.