segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O único problema do Brasil


É comum ver-se na imprensa pesquisas sobre qual seria o maior problema do Brasil. Os telespectadores do Datena afirmam que é a segurança, os professores que é a educação, os trabalhadores que é o desemprego, os aposentado dizem que é a saúde e a previdência.

Todavia existe um problema que é causa e conseqüência de todos. Alguns diriam que a questão é a educação, pois, com ela pode fazer de tudo, outros falariam que a saúde, afinal um povo saudável é que constrói um grande país.

Não...... esse único problema não é nenhum dos listados acima. Também não está associado a nenhum bordão. O grande problema do Brasil é causado por uma associação de todos os outros, e ao mesmo tempo é a origem deles. Esse problema é a concentração de renda.

Se todos tivessem uma renda razoável poderiam comprar saúde, educação, alimentos, moradia, saúde, etc. Uma boa distribuição de renda reduziria problemas como a criminalidade, infelizmente, uma das poucas formas de ascensão social para algumas camadas mais miseráveis da sociedade.

Qual a solução para esse problema? Bom....... eu disse que falaria qual é problema e não qual a sua solução e, muito menos, disse que a solução é simples. Todavia, pode se adiantar que a solução passa por vontade política.

Uma solução poderia ser por uma verdadeira reforma tributária, com uma maior progressividade das alíquotas do Imposto de Renda. Não faz muito sentido a maior alíquota de imposto incidir sobre salários inferiores a R$ 4.000,00. Uma forma seria reduzir os impostos para camadas de renda menor e elevar para a camada que realmente possuem renda alta, digamos uma alíquota de 50% para rendas superiores a R$ 30.000,00 mensais.

Esse valor deveria ser distribuído a toda sociedade, especialmente às camadas de menor renda. Obviamente, essa distribuição não deveria ser feita por programas demagógicos e eleitoreiros, como o BOLSA ESMOLA. Tal distribuição de renda deveria ser feita pelo cumprimento das obrigações do estado, como as de oferecer ensino básico, cultura, saúde e recreação de qualidade. Ao receber esses serviços básicos com qualidade a sociedade passa automaticamente a ter uma melhora de sua renda efetiva. Isso decorre do fato de sobrar a parte da renda que seria gasta com escola particular ou plano de saúde para ser gasta em outras despesas. As camadas de menor renda teriam pela primeira vez acesso a esses serviços.

2 comentários:

  1. Gostaria de te agradecer pelo texto da Marta Medeiros que deixou no blog. Valeu demais!!
    Um beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer te receber e te visitar!
    Beijos

    ResponderExcluir


"Quem não luta por seus direitos,

vive a espera de favores..."

Sejam todos bem-vindos!

Seja muito bem-vindos todos os amigos, apaixonados ou desesperados por Educação. Espero de coração que aprendamos muito uns com os outros. Deus te abençoe.