terça-feira, 29 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO NA CORÉIA DO SUL


Os melhores alunos do mundo. Não são superdotados. Deram a sorte de estar na melhor escola do país que tem o melhor ensino básico do planeta.
Veja o que faz diferença:Na sala de aula, tudo o que é preciso para educar com motivação.
São oito horas por dia na escola. Estressante? Não, é divertido, dizem eles.
Todos têm notas acima de oito. O segredo é nunca permitir que o aluno passe um dia sem entender a lição, diz a professora, que ganha o equivalente a R$ 10,5 mil por mês.
É a média na Coréia, onde os professores precisam ter curso superior e são atualizados e avaliados a cada dois anos. Se o aluno não aprende, o professor é reprovado.
Tudo isso num país que nos anos 50 estava destruído por uma guerra civil que dividiu a Coréia ao meio, deixou um milhão de mortos e a maior parte da população na miséria. Um em cada três coreanos era analfabeto. Hoje, oito em cada dez chegam à universidade.
A virada começou com uma lei que tornou o ensino básico prioridade. Os recursos foram concentrados nos primeiros oito anos de estudo, tornados obrigatórios e gratuitos, como são até hoje. O ensino médio tem 50% de escolas privadas e as faculdades são todas pagas, mesmo as públicas.
Bons alunos têm bolsa de estudos e o governo incentiva pesquisas estratégicas.
O fato é que logo depois da reforma da Educação, a Economia da Coréia começou a crescer rápido, em média 9% ao ano durante mais de três décadas. E hoje, graças à multidão de cientistas que o país forma todos os anos, a Coréia está pronta para entrar no primeiro mundo, tendo como cartão de visitas uma incrível capacidade de inovação tecnológica. Desde a área de computação até na genética.
(Fonte: jornalnacional.globo.com)

4 comentários:

  1. Mônica, interessante esse post. Como você está? Tou passando pra dizer que tem um selinho de presente pro cê lá no meu blog.Beijinhos http://quartodesegredos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Professora Mônica muito boa sua postagem, realmente me surpreendeu muito adoraria q algum dia o Brasil fizesse a mesma coisa, mas acho q vai demorar estamos pensando na Copa do Mundo de 2014 e depois nas Olímpiadas de 2016, então educação fica p mais pra frente né....!!! Abração!!! meu blog é esportivo: http://eduardoalberton.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monica!

    Estamos muito felizes por voce ter se tornado uma seguidora do nosso Blog!

    Estamos muito felizes em seguir o seu também!

    Parabéns pelo seu excelente trabalho como professora no EJA!

    A nossa companhia de teatro começou no PROJOVEM em 2007 no colégio municipal Juliano Moreira de Jacarepaguá!

    Hoje somos profissionais, Graças a Deus!

    Em 2010 desejamos que você, sua familia, seus alunos, amigos e os seguidores de seu Blog comparaçam em nossos espetaculos no RJ e Grande RJ para conhecer nossos trabalhos.

    Que Deus te abençoe!

    Clemente.

    Cia. De Teatro Atemporal.

    Rio de Janeiro/RJ - Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Feliz dias dos Professores!!! Abração!!! meu blog é esportivo: http://eduardoalberton.blogspot.com

    ResponderExcluir


"Quem não luta por seus direitos,

vive a espera de favores..."

Sejam todos bem-vindos!

Seja muito bem-vindos todos os amigos, apaixonados ou desesperados por Educação. Espero de coração que aprendamos muito uns com os outros. Deus te abençoe.