sexta-feira, 17 de julho de 2009

"UM REINO DIVIDIDO, NÃO SUBSISTE"

Desde ontem, 16 de julho, estou participando da Conferência sobre Educação do Município. Como moro em Santa Maria e o ônibus demorou muito a chegar em Campos, cheguei um pouco atrasada à palestra de hoje. Não tendo mais lugares vagos no auditório da Faculdade de Direito, fiquei "tentando" ouvir a palestra do lado de fora. No final da palestra foi aberto um debate onde uma professora disse que, em Santa Maria de Campos havia uma sala de aula com 60 ou 70 alunos e que quem disse isso foi a professora que falou em nome dos professores na Audiência na Câmara Municipal de Vereadores. Ora, todo mundo sabe que fui eu a professora que falou na Audiência, pois vários blogs comentaram sobre o assunto, mas em momento nenhum eu disse que em Santa Maria tinha uma sala de aula com 60 ou 70 alunos!!!
Quando tomei parte do que estava acontecendo entrei no auditório, pois algumas pessoas foram embora, e havia uma pessoa da SMEC muito indignada, e com toda razão, dizendo que se houvesse uma sala com essa quantidade de alunos deveria ser denunciada. A Secretária de Educação tomou a palavra e disse que não queria "denuncismos" e sim provas.
Quero deixar bem claro que esta professora que levantou essa calúnia está totalmente desorientada. Afinal de contas, de que lado ela está?
Na oportunidade que tive na Audiência Pública, onde estavam presentes vários professores, representantes do SEPE, a representante da Secretária de Educação, membros da SMEC, Conselheiros e Autoridades, falei sobre a situação de Diretores e Vice Diretores que não tinham habilitação para exercer tal cargo; sobre as eleições diretas para Diretores e Vice e sobre classes multisseriadas.
Em momento nenhum fiz denuncismos, mas estou sofrendo um!!!
Para obtermos vitórias na Educação precisamos deixar de meninice, andarmos com a verdade e lutarmos por um bem comum e não "só querer ver o circo pegar fogo"!!!

8 comentários:

  1. Minha querida e amada professora,
    mais que isso, amiga!!!
    É lamentável que determinados tipos de pessoas se prestem a esse tipo de papel, intecionalmente ou não, façam este tipo irresponsável de uso da palavra.
    Estar presente numa oportunidade de praticar a democracia tão falada e usar o tempo disponível para esse tipo de comentário contrário aos fatos ocorridos na audiência é o mesmo que perder-se em meio à ansiedade de se exercer aquilo que não se tem domínio.
    Deixo aqui registrado meu apoio!!!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PROFª MÔNICA, É LAMENTÁVEL O FATO OCORRIDO. INFELIZMENTE EXISTEM PESSOA QUE PREFERE DISTORCER OS FATOS POR FALTA DE RESPONSÁBILIDADE E DESPREPARO EM DEBATER E EXERCER A DEMOCRACIA, PREFERINDO TUMULTUAR E ENVOLVER PESSOAS QUE DESTACAM-SE ATRAVÉS DA CORAGEM E SERIEDADE.
    PARABÉNS POR REPRESENTAR A CATEGORIA BRILHANTEMENTE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA, SEM PRECISAR FALTAR COM A VERDADE.
    ESSE BLOGUEIRO E O BLOG, ESTÃO A DISPOSIÇÃO.
    ABRAÇOS
    DIG

    ResponderExcluir
  3. Dei uma chamada para esta postagem no meu blog e lá demonstro o meu apoio!
    Não desanime da luta,se por um lado a professora não foi nada coerente em suas colocações em Tribuna Livre,você muito bem representou a categoria em audiência e sei que fará o mesmo na Intermunicipal.

    ResponderExcluir
  4. Prezada professora, como testemunha das suas palavras na Audiência Pública, reitero que não houve qualquer menção a essa inverdade que estão lhe acusando.

    Não presenciei o debate na Conferência, mas certamente, estão aproveitando a oportunidade para ofuscar questões extremamente atuais e importantes para a democracia e participação da sociedade, como as que você muito bem destacou na Audiência Pública, representando-nos enquanto profissionais da educação pública municipal, ao ressaltar a importância da gestão democrática e qualificação dos atuais diretores e vice-diretores.

    Essa estratégia de distorcer suas palavras pretende intimidar as pessoas a se expressar publicamente, como vc fez.
    Não desanime de defender a nobre causa da Educação pública de qualidade!!!

    Abraço solidário,
    Claudiana.

    ResponderExcluir
  5. A coisa ai vem pegando fogo heim!!! Mas todos profª Mônica só querem ver mesmo o circo pegar fogo, essa é a nossa realidade. Tenho acompanhado seu blog e o da profº Hilda Helena todos os dias e mesmo não ás conhecendo pessoalmente, mas sei q vcs tem cárater e honestidade, p esse Brasil q falta ensino e sobra mensalões!!! Parabéns, por se dedicar a educação!!!

    ResponderExcluir
  6. Profª Mônica,
    Não participei da Conferência mas estive na audiência na câmara e, portanto, reitero todas as questões por você levantadas, que em momento algum se referiu a "quantidade" de alunos (as)por sala de aula. Creio que a pessoa que teceu tal comentário não estava na audiência...
    Abraços,
    Norma

    ResponderExcluir
  7. Mônica
    Você está fazendo o bom combate.
    Tenha meu apoio e o espaço da "cama de gato" para as lutas da categoria.
    candocagoytaca@gmail.com para troca de idéias.
    Um abraço carinhoso
    Candoca

    ResponderExcluir
  8. Estive por aqui lendo e aprendendo com os seus escritos!! Abraços Ademar!!

    ResponderExcluir


"Quem não luta por seus direitos,

vive a espera de favores..."

Sejam todos bem-vindos!

Seja muito bem-vindos todos os amigos, apaixonados ou desesperados por Educação. Espero de coração que aprendamos muito uns com os outros. Deus te abençoe.