segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Este era um tópico que gostaria de ver profissinais da educação discutir
(...)
Os professores e os alunos são, em conjunto, prisioneiros dos problemas e constrangimentos que decorrem do défice de sentido das situações escolares. A construção de uma outra relação com o saber, por parte dos alunos, e de uma outra forma de viver a profissão, por parte dos professores, têm de ser feitas a par.
A escola erigiu historicamente, como requisito prévio da aprendizagem, a transformação das crianças e dos jovens em alunos. Construir a escola do futuro supõe, pois, a adopção do procedimento inverso: transformar os alunos em pessoas. Só nestas condiçõesa escola poderá assumir-se, para todos, como um lugar de hospitalidade.
Rui Canário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sejam todos bem-vindos!
Seja muito bem-vindos todos os amigos, apaixonados ou desesperados por Educação. Espero de coração que aprendamos muito uns com os outros. Deus te abençoe.
Oi Mônica!
ResponderExcluirA inadaptação escolar não resolvida resulta, na maioria dos casos, em insucesso escolar e quando surgem dificuldades, toda a relação "família-criança-escola" encontra-se alterada. Obrigada por entrar no meu espaço, já te adicionou também.
Um abraço carinhoso
Tem um selo pra vc no meu blog.
ResponderExcluirPassa lá!
Bjs!
Danni
É uma ideia a seguir...
ResponderExcluira falta de sentidos ao trabalho escolar, pelo menos deste lado do atlântico, resulta, em muito, de persistir uma organização pedagógica perfeitamente desajustada face a uma escola que cresceu, se massificou e diversificou mas que permaneceu presa a modelos de uma escola de alguns, selectiva e exclusiva;
ResponderExcluirÉ uma idéia a seguir(2)
ResponderExcluir