segunda-feira, 16 de março de 2009

Pesquisa mostra como o brasileiro avalia a Educação


Apenas 9% dos brasileiros consideram a baixa qualidade do ensino e o fato de os alunos não estarem aprendendo como os principais problemas da Educação no País. É o que revela a pesquisa sobre a Educação Básica Pública no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência para a CNI - Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o movimento Todos Pela Educação. De acordo com os dados, os baixos índices de aprendizagem são apontados como o sexto principal problema da Educação no País. Para os entrevistados, o principal problema da Educação é termos professores desmotivados / mal pagos, que aparece em primeiro lugar, na opinião de 19% dos entrevistados. Logo em seguida está a falta de segurança / drogas nas escolas, que é apontado por 17%. Para 15%, o maior problema é a falta de escolas; para 12% o número de professores é insuficiente; e 11% acreditam que os docentes estão desqualificados / despreparados. Outro ponto de destaque no levantamento é que 0% dos entrevistados considera a falta de participação dos pais como principal problema da Educação. Na avaliação do presidente executivo do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, questões emergenciais como a violência, a falta de vagas ainda são mais perceptíveis, do que as estruturais, como o aprendizado. Segundo ele, essa percepção ainda é um reflexo da baixa escolaridade no Brasil, “acredito que essa demanda deve aumentar no futuro, sobretudo porque o grau de escolaridade está crescendo e, com isso, as futuras gerações serão mais críticas e sensíveis à questão da qualidade do ensino”. (Todos Pela Educação)

3 comentários:

  1. Monica me conserte se estiver errada, mas creio que o problema maior da nossa educação é a falta de respeito de todos (país, estado, município, escola, professores, pais...)pelo personagem principal que são os nossos alunos.
    Creio que falta em todos a visão do futuro e vamos deixando o barco correr, porque eu tenho que fazer alguma coisa, vou ficar quietinho e ganhar o meu dinheirinho da maneira mais fácil, os nossos personagens principais que se virem depois para correr atrás do prejuízo, ou outro que tome alguma providência eu não posso fazer nada.
    Creio que se todos cumprissem com o mínimo de suas obrigações, a nossa educação já estaria bem melhor.
    Não sei se me fiz entender, mas sou revoltada com a falta de respeito pelo nossos alunos, que querendo ou não serão os futuros cidadãos do mundo.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Deve-se avaliar a aprendizagem, as condições físicas e pessoais, a natureza, os comportamentos e desempenhos.
    É preciso rever conceitos, repensar práticas de aula, replanejar, buscar alternativas para que professores, alunos e pais superem problemas de aprendizagem pois os resultados obtidos no IDEB apenas sinalizam a saída da inércia.
    Temos muito a caminhar...
    Na oportunidade, agradeço por fazer parte dos seguidores do Leitura de Mundo.

    ResponderExcluir
  3. Venho trazer um coelhinho de Páscoa. Está na minha salinha.
    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir


"Quem não luta por seus direitos,

vive a espera de favores..."

Sejam todos bem-vindos!

Seja muito bem-vindos todos os amigos, apaixonados ou desesperados por Educação. Espero de coração que aprendamos muito uns com os outros. Deus te abençoe.