segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda no imaginário de Hollywood « Nas retinas

No dia de hoje, 9 de fevereiro, em que comemoramos os 100 anos de nascimento de Carmen Miranda, cabe avaliarmos qual foi seu impacto não somente na cultura brasileira, mas no imáginário de Hollywood.

Desde que aportou nos EUA, em 1939, Carmen começou no teatro no espetáculo musical Streets of Paris em Boston. Seu sucesso no teatro a levou para a Casa Branca, onde realizou uma apresentação especial para o presidente Franklin Roosevelt em 5 de março de 1940. A partir dai se transformou em artista constante no rádio, TV e cinema. Nos EUA foram 13 filmes ao lado de estrelas como Don Ameche, Groucho Marx, Alice Faye e Cesar Romero.

Em seu último filme americano, Scared Stiff de 1953, atuou ao lado da dupla Dean Martin e Jerry Lewis em uma produção da Paramount. Ao longo de toda sua trajetória nos EUA, mesmo sendo usada para a política de boa vizinhança do governo americano, que tentava impedir a influência do nazifascismo na América Latina durante a II Guerra Mundial, Carmen conquistou a admiração e o respeito da indústria do entretenimento americano.


Em diversos filmes, programas de TV e desenhos, Carmen foi retratada e homenageada. Lucille Ball fez uma paródia de Carmen em sua popular série I Love Lucy na década de 50. Na animação Magical Maestro, de Tex Avery, o cão Spike, encantado pelo mágico, imita Carmen Miranda. E por ai seguiram diversas reinterpretações de sua imagem pela América. Apesar da adoração do exótico latino, denunciada fartamente pelos estudiosos do cinema, Carmen era elogiada e reconhecida pelos seus pares das artes e pelo público americano. Foi a mulher mais bem paga nos EUA e a maior arrecadadora de impostos pelo seu faturamento como atriz.

Voltando ao seu último filme, Scared Stiff, Jerry Lewis fez também sua homenagem para a Pequena Notável. No roteiro, com a ausência do número principal, Jerry assume seu papel no palco. Veja abaixo. E viva Carmen Miranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


"Quem não luta por seus direitos,

vive a espera de favores..."

Sejam todos bem-vindos!

Seja muito bem-vindos todos os amigos, apaixonados ou desesperados por Educação. Espero de coração que aprendamos muito uns com os outros. Deus te abençoe.